Sachês como fazer

                                                 SACHÊS  

       

Sachês, como fazer de uma maneira versátil e agradavel

Aqui está uma maneira versátil, agradável e simples de empregar as essências. Os sachês são utilizados desde tempos remotos. Eram muito apreciados no Oriente Médio, no antigo  Egito e entre algumas populações da África Oriental. No final do século XVIII, época do auge dos perfumes na Europa, eram presos até nas pregas das saias.
No início, eram constituídos de folhas embebidas de óleo perfumado, presas entre si, dispostas na casa com finalidade, basicamente, religiosa. Alguns eram preparados com pele de animais sagrados e sua função era proteger a família. A civilização  greco-romana passou a utilizá-los para aromatizar as roupas, e a escolha do perfume estava ligada à magia. Na Idade Média surgiram textos que explicavam como confeccioná-los e que tipo de essência empregar.
Na realidade, o uso de sachês nunca mais parou, mesmo que seu significado mágico tenha sido substituído por considerações de caráter pratico, acompanhadas de certa dose de romantismo. Decorados com rendas, fitas e passamanarias, os sachês atuais tem um delicado ar "antigo".
E conquistaram seu lugar em vários pontos da casa: armários, closets, caixinhas, entre as almofadas do sofá ou pendurados nos braços das poltronas. 
Seguindo as orientações, simples e fáceis, é possível preparar muitos tipos diferentes de sachês que, se forem feitos com capricho, poderão se transformar em belos presentes originais e certamente, muito apreciados.

Sachês feito passo a passo, facil



COMO FAZER



Use retalhos, lenços de cambraia bordada ou rendas. O tecido não deve ser grosso  ou de trama muito fechada, pois impediria a emanação das essências. Mas também não pode ter trama muito aberta ou fina, senão as ervas escapam. Eis alguns exemplos para montar sachês: 

-Saquinho de cambraia, com fitas de cetim de duas cores e decorado com uma roseta de tecido.

-Envoltório tecido à mão com sutache colorido  

-Almofadinha chata, de renda, forrada de linho e guarnecida com passamanaria, para pendurar.

-Uma trouxinha com passa-fita de renda em circulo de tule para amarra-la.

-Saquinho comprido de algodão estampado, que passa por dentro de um aro de madeira e amarra com uma fita. Bom para colocar em cabides.

-Lencinho de bolso de seda ou organdi. Fecha-se unindo os quatro cantos e amarrando o "gargalo" com fita.

-Pauzinho de canela ou cascas perfumadas que possam ser amarrados no centro de uma toalhinha, usando uma fita.

O conteúdo :

O modo mais simples de encher um sachê é recheá-lo com um chumaço de algodão embebido em essências perfumadas. Porem o método tradicional consistem enche-lo com uma mistura de ervas aromáticas.

Junto com ervas, especiarias e flores secas e trituradas, é essencial adicionar pó de rizoma de iris, que é um dos melhores fixadores vegetais.

Material:

-Flores e ervas aromáticas secas e trituradas

-Especiarias trituradas

-Fixador(pó de íris)

-Óleo essencial

-Colher de pau 

-|Tigela 

-Vidro com tampa hermética ou envelope de papel parafinado.

Como Fazer:

-Numa tigela, coloque flores, ervas, especiarias e fixador. Junte algumas gotas de óleo essencial.

Misture bem e deixe "amadurecer" por dez dias em um envelope de papel parafinado ou frasco com tampa hermética, em local  seco e escuro.

-Agite o composto a cada dois ou três dias, para que os óleos essenciais das plantas se misturem.

-Depois, com a colher de pau, encha os envoltórios até dois terços de sua capacidade.


Sachês, maneira versátil agradavel e simples de fazer.